A Acelbra-DF - Associação dos Celíacos de Brasília e o Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Apoio aos Pacientes Celíacos do DF, está organizando evento em que marca o Dia Internacional do Celíaco, com manifestações em várias cidades do Brasil e no mundo.
Essa comemoração ocorre sempre no 3º domingo de maio, este ano será no dia 16/05. Vamos nos reunir a partir das 9:00hs no Parque da Cidade, atrás da Administração, este ano teremos as seguintes atividades:
* Esclarecimento sobre a Doença Celíaca;
* Coleta de material para detecção da Doença;
* Realização de exames genéticos – DNA, então, Celíacos e familiares, não falte, este exame é muito importante para você e familiares; e
* Incentivo a consumo de frutas.
A doença celíaca é uma doença do intestino delgado caracterizada pela intolerância ao glúten em pessoas geneticamente predispostas.
O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada (malte) e aveia, portanto os portadores da doença celíaca não podem consumir esses cereais nem alimentos que contenham em sua composição um desses cereais. Essa dieta isenta de glúten é o único tratamento da doença celíaca e deve ser rigorosa e para toda a vida.
A lei 10.678 de maio/2003 determina que as indústrias alimentícias coloquem no rótulo “Contém glúten” ou “Não contém glúten”, conforme o caso. Essa lei representa uma conquista muito importante para os celíacos do país.
Outra conquista importante foi a assinatura do Protocolo Clínico da Doença Celíaca por parte do Ministro da Saúde, tornando os procedimentos para o diagnóstico e tratamento
ao alcance da população.
A Acelbra-DF participa dessas conquistas juntamente com a Fenacelbra e procura abrir caminhos e alternativas para que os celíacos possam ter uma melhor qualidade de vida.
Convidamos a todos para juntar-se a nós neste evento e se aliar a nossa luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário