É uma pergunta que tenho constantemente respondido á varios clientes que visito ou que acessam meu site em busca de produtos sem glúten, seja por necessidade, curiosidade ou por indicação de nutricionistas e amigos. Ultimamente, tenho notado que o número de pessoas que tentam ou são obrigados a retirar o glúten da dieta tem crescido. Sabe-se que este elemento é pejudicial tanto aos que são inteiramente alérgicos como aqueles que estão com sobrepeso ou problemas intestinais.
Todo mundo já viu nas embalagens de qualquer produto a frase em negrito no final dos ingredientes : "Contém Glúten" ou "Não Contém Glúten". Essa advertência é obrigatória em todos os alimentos industrializados segundo sanciona a Lei 10.647 de 16/05/2003.
Mais o que é o Glúten? Esse vilão para uns é puro modismo e para outros uma dura realidade?
O Glúten é uma proteína ergástica amorfa presente alguns dos principais cereais: Aveia, Trigo, Cevada e Malte, Centeio, etc. e representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O Glúten é responsável pela elasticidade da masa da farinha o que permite a sua fermentação, assim como a consistência elástica espojosa dos pães e bolos. É responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa consequentemente aumentando seu volume e após sua coccão este coagula, adquirindo uma consistência firme, evitando a não desinflação do pão ou bolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário